O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido popularmente como FGTS, pode ser consultado pelos trabalhadores através do site da Caixa Econômica Federal, do próprio FGTS ou ainda por meio de um aplicativo desenvolvido para smartphones e tablets. O aplicativo em questão conta com versões para Android, iOS e para Windows. É válido destacar também que é possível realizar um cadastro para receber informações a respeito do Fundo de Garantia através de mensagens no celular e via e-mail.
Ainda essa semana o Governo Federal deve anunciar a liberação dos saques do FGTS. De acordo com informações fornecidas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, está previsto que sejam liberados R$42 bilhões com essa medida. Essa liberação de verba é válida para trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas. No ano de 2016, durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, foram liberados os saques de FGTS relativos somente às contas inativas e a liberação somou cerca de R$44 bilhões.
Abaixo é possível encontrar algumas maneiras de consultar o saldo do seu FGTS.
Presencialmente: os trabalhadores conseguem realizar consultas presenciais relativas ao saldo do FGTS em qualquer balcão de atendimento das agências da Caixa Econômica Federal. Além disso, também existe a possibilidade de ir a um posto de atendimento da Caixa para realizar essa consulta por meio do Cartão Cidadão. Entretanto, o caso dessa segunda opção, é necessário que se tenha em mãos a senha necessária. Consultas por meio do telefone não podem ser realizadas.
Pela internet, por meio o site da Ciaxa: através do site da Caixa é possível realizar tal consulta informando o número do NIS (PIS/Pasep). Esse número pode ser encontrado na carteira de trabalho ou mesmo em algum extrato bancário antigo do trabalhador. É necessário para esse tipo de consulta utilizar uma senha previamente cadastrada pelo próprio trabalhador. Além disso, também existe a possibilidade de usar a Senha Cidadão. O site da Caixa ainda oferece a opção de recuperação da senha, mas para conseguir usar essa opção, o número do NIS ainda se faz necessário. A consulta através do site mostra os dados do castro e os lançamentos feitos na conta ao longo dos últimos seis meses.