Certamente, você já observou notou que alguns bebês nascem com uma mancha perto do bumbum, de tonalidade azul, certo? Embora a presença desta manchinha cause espanto nas mamães, ela é bastante comum.
Portanto futuras mamães fiquem tranquilas, caso identificarem esta mancha em seus filhos, ela não representa nenhuma doença grave e também não é um hematoma. Está mancha, é benigna e congênita.
O nome para dado esta condição, é mancha mongólica, ou também Jenipapo, como é chamada em algumas regiões do nosso país.
Especula-se que estas manchas sejam causadas devido a mistura de raças, no entanto, os bebês que normalmente são mais propensos a nascer com estas manchas são os negros e mulatos, porém bebês de outras etnias também podem ter.
As manchas mongólicas aparecem em formatos irregulares e ter cores azuis, acinzentada ou levemente esverdeada. A tendência é que elas sumam sozinhas até os 2 anos de idade da criança, sem que precise de tratamento médico.
É importante mostrar ao pediatra que atende o bebê, qualquer mancha observada nos pequenos, assim ele poderá diagnosticar.
É possível identificar uma mancha mongólica?
Sim, é possível e muito fácil identificar estas manchas, tanto pelos médicos quanto pelos pais do bebê, assim que eles nascem. Elas aparecem geralmente nas costas, no peito, na barriga, nos ombros e também bumbum e não necessitam de exames aprofundados para serem identificadas.
Caso surjam manchas repentinamente pelo corpo do bebê, com tamanho pequeno, elas podem indicar que houve uma lesão ou um hematoma originado por uma pancada, traumatismo e até mesmo por injeções/vacinas.
Elas desaparecem?
Sim. Normalmente estas manchas mongólicas tendem a desaparecer até os 2 anos de idade da criança, a tendência é que elas vão ficando mais claras conforme a criança for crescendo. Mas, não é descartada a hipótese, de a mancha permanecer até a fase adulta, o que chamamos de mancha mongólica persistente. Neste caso, elas podem atingir outras partes do corpo como os braços, as mãos, os pés e o rosto.
Apresenta riscos para a saúde?
Não. As manchas mongólicas são apresentam nenhum tipo de risco para a saúde e nem para a pele. É descartada a hipótese de elas desenvolverem doenças mais graves como o câncer.
Quais os cuidados devemos ter com a pele?
Assim como para todos os bebês e também adultos, a pele precisa da proteção constante do filtro solar para a exposição ao sol.
O único momento em que a criança deve ficar sem o filtro solar, é ao tomar banho de sol, porém não deve ser ultrapassado de 15 minutos e em horários em que o sol não esteja tão forte, ou seja, até no máximo as 10 horas da manhã. Este banho de sol, é importante para que os bebês adquiram vitamina D, que fortalece os ossos.
Jamais deixe a criança sozinha enquanto estiver tomando banho de sol, esteja atento pois o bebê pode ficar com frio ou com calor em excesso.