Quando nós enfrentamos temperaturas muito baixas é normal que nossas mãos e pés fiquem frios nesse período, mas existem pessoas que possuem os pés e mãos sempre frios o tempo todo e não adianta colocar meias, ou coberta, nada adianta para esquentar esses pés.
1 – Doença de Raynaud
Essa doença é causada por um exagero na resposta à temperatura fria. As manifestações clínicas do fenômeno de Raynaud são causadas pela vasoconstrição dos vasos sanguíneos que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele.
A pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés. Algumas pessoas também sentirão a pele pálida e fria em orelhas, nariz, face, joelhos, e qualquer área exposta.
A condição é mais comum em mulheres e em pessoas que vivem em regiões muito frias. Em alguns casos, o uso de medicamento para circulação sanguínea é recomendado.
2 – Hipotireoidismo
Em casos de hipotireoidismo a pele pode ficar fria, isso acontece quando a tireoide não produz hormônios em quantidade suficiente para um bom o funcionamento do corpo.
3 – Anemia
A anemia causa alguns sintomas devido à falta dos glóbulos vermelhos no sangue, comprometendo o fluxo de oxigênio no nosso corpo, que incluem sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez na pele, tontura e, inclusive, pés e mãos gelados.
4 – Danos neurais em diabéticos
Alguns diabéticos apresentam a neuropatia diabética periférica, os sintomas incluem dormências nas mãos, formigamentos, dores e frio constantemente nos pés, nas pernas e nas mãos.
O correto é que os pacientes que possuem diabetes façam exercícios físicos e façam acompanhamento médico regularmente, para que o médico possa avaliar o paciente e ver qual é o melhor tratamento, aliviando os sintomas.
5 – Tabagismo
Quem fuma corre sérios riscos de sofrer com problemas de circulação, isso está diretamente ligado ao frio que é sentido nas mãos e pés. Em fumantes, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, isso acaba facilitando a formação de alguns coágulos.
Os problemas de circulação que são provocados pelo cigarro podem incluir mãos e pés gelados, doenças de pele, feridas, úlceras e até gangrenas.