Secretário nacional da Cultura, Roberto Alvim faz discurso sobre artes semelhante com de ministro de Hitler

Alvim fez discurso em vídeo sobre prêmio de patrocínio a obras artísticas

Nesta última quinta-feira (16) o secretário especial da Cultura do governo do presente brasileiro Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, realizou um discurso onde forma apontadas algumas semelhanças com o do ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, antissemita radical e um dos idealizadores do nazismo.

Da mesma forma como Goebbles havia declarado no século XX que a “arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa” Alvim afirmou também que a arte brasileira ada próxima década será heroica e imperativa. Na manhã desta sexta-feira (17) o ministro Alvim publicou em seu Facebook falando que a semelhança entre as frases que foram ditas é apenas uma coincidência retórica.

O discurso que foi feito por Goebbles está presente no livro “Joseph Goebbles: Uma biografia”, que foi escrito pelo historiador alemão Peter Longerich. A declaração do ministro brasileiro foi feita através de um vídeo que foi publicado pela página da Secretaria Especial de Cultura a plataforma do YouTube, nesta quinta. O vídeo tinha como objetivo divulgar um concurso nacional de artes que irá acontecer.

PUBLICIDADE

O vídeo acabou gerando uma grande repercussão nas redes sociais, e o nome do ministro brasileiro Alvim e de Goebbles foram parar nos assuntos mais comentados do Twitter Brasil desde a quinta-feira a noite, quando começou a repercussão.

O discurso que foi feito por Goebbles na época foi feito para os diretores de teatro, e com isso ele buscava orientar de forma estética os artistas da época. Era reconhecido pelo ministro de Hitler que o expressionismo, havia ganhado força na Alemanha no fim do século XIX e que tinha tido algumas ideias básicas bastante positivas, mas que acabou se degradando no experimentalismo. Alvim ainda afirmou em sua publicação que o trecho em questão fala de uma arte heroica que está vinculada diretamente com o que o povo brasileiro tem como aspiração, e que não tem nada de errado com ela.

 

Via: g1.globo.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Escrito por Redator News Hero

Sou especialista em notícias da TV, fofocas de famosos e acontecimentos em geral. Também escrevo sobre acontecimentos no meio político.