O Brasil está em alerta com o surto do novo coronavírus, que vem preocupando toda a população. A primeira suspeita do caso foi registrada em Belo Horizonte no inicio do mês, quando uma mulher de 35 anos de idade havia retornado de uma viagem feita à China e apresentou os sintomas da doença.
Segundo o ministério da Saúde, foi informado nessa sexta-feira, 31 de janeiro, que há pelo menos mais 12 casos suspeitos da doença no Brasil, mas nenhum deles foi confirmado. São pelo menos 5 estados em observação médica, sendo eles: Ceará, com um caso suspeito, Paraná com um caso, Rio Grande do Sul com dois casos, Santa Catarina com um caso e São Paulo com cerca de sete casos.
Foi identificado também um caso em Minas Gerais, chegando a 13 casos ao todo. Porém, segundo o Ministério, o caso foi examinado e apresentou um resultado negativo ao coronavírus. As amostras dos pacientes com a suspeita da doença irão para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para serem analisadas. O instituto Adolfo Lutz, em São Paulo e o instituto Evandro Chagas, no Ceará, também estão analisando os casos.
Foi então declarado na última quinta-feira, 30 de janeiro, a emergência de saúde pública de interesse nacional, emergência essa que no inicio do mês ainda não era cogitada para o coronavírus 2019-nCov.
Ao todo, são milhares os números de casos já confirmados na China e em pelo menos 22 países. Sendo assim, as autoridades governamentais terão de traçar combates à doença.
Apesar de se espalhar rápido, o coronavírus mata menos que a H1N1, que também foi emitido o alerta na época da epidemia. Os casos já estão sendo investigados e devidamente tratados.
Não esqueça de deixar o seu comentário. Ele é de grande importância para toda a nossa equipe e sempre contribui para o diálogo de temas com maior relevância para nossos leitores.
Via: g1.globo.com