Tristeza, irmãos idosos são resgatados em condições desumanas no MT: “Sem comida, em meio a vermes e sem banho, além de outros”

No local só havia arroz, feijão e açúcar para comer, um dos colchões estava cheio de vermes, os dois estavam sem tomar banho há meses e havia vários medicamentos vencidos.

Dois irmãos idosos de 84 e 86 anos foram resgatados em condições desumanas, eles passavam fome, estavam em meio as vermes, no meio de um matagal, muito lixo e isolados no Vale abençoado Vilarejo do município de Santo Antônio de Leverger a 35 Km de Cuiabá.

Os homens foram encontrados por assistentes sociais durante o programa ribeirinho cidadão eles foram identificados como André Rodrigues da Silva e Abílio Rodrigues da Silva eles moravam sozinhos no local há mais de 20 anos e viviam em condições degradantes que assustaram os agentes.

A situação piorou muito para os dois irmãos nos últimos anos com a chegada da idade avançada, funções simples começaram a se tornar muito difíceis para os dois, além disso, os dois sofrem de catarata em estágio avançado e sua visão é muito limitada impedindo que tarefas simples do dia-a-dia sejam realizadas.

PUBLICIDADE

André não consegue ficar ereto por causa de patologias graves na coluna, Abílio já tem problemas auditivos e os dois possuem hipertensão.

A coordenadora do Crea chegou ao local depois que recebeu a denúncia, quando chegou ao casebre onde os dois idosos moravam ficou chocada com a cena que viu, algo desumano sem condições alguma, na casa só havia arroz feijão e açúcar para comer e um dos colchões onde eles dormiam estavam cheios de vermes, a casa toda cheirava mal e os dois estavam sem tomar banho a muitos meses todos os medicamentos vencidos e os agentes ficaram sem saber como os dois ainda estavam vivos nessas condições.
A coordenadora mobilizou uma equipe para tomar as providências necessárias para poder ajudar os dois idosos quando.

Abílio e André foram levados até o local onde estavam sendo realizados os atendimentos no Vale abençoado no dia 24, ali os médicos os atenderam e seus documentos foram checados.

PUBLICIDADE

Descobriu-se que o benefício da aposentadoria dos dois idosos estava sendo sacado por familiares, porém sem ser repassado para os idosos que passavam fome e viviam nessas condições sem ajuda de ninguém, um caso absurdo e revoltante.

O Projeto Ribeirinho Cidadão é desenvolvido pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso junto com a Defensoria Pública e demais parceiros para levar dignidade, justiça e serviços de saúde à população ribeirinha do baixo pantanal.

PUBLICIDADE

Escrito por Carla Juliana

Redatora no site noticiaviva.com. Apaixonada por gatos. Uma pessoa simples e muito bem humorada. Contato: [email protected]