Um jovem italiano considerado “gênio da informática” e que morreu aos 15 anos devido à leucemia pode se tornar um santo, pois o Vaticano o reconheceu como um milagre.
Seu nome é Carlo Alcuti, um adolescente que nasceu em Londres e morreu em Milão em 2006 e o Vaticano reconhece o milagre de ter curado um menino brasileiro que sofria de uma doença rara depois de orar a ele e pedir-lhe que se comunicasse com Deus. Por isso, será beatificado em outubro próximo em Assis, Itália, que é a última etapa antes de ser santificado.
A pandemia do coronavírus atrasou sua beatificação, que estava prevista para ocorrer antes, e se os cientistas aprovarem um segundo milagre, ele será reconhecido como o santo padroeiro da internet.
Sua mãe o define como um adolescente normal que gostava de videogames, mas com “uma vida espiritual especial e dons na Internet”. Usando o antigo computador da família, ele aprendeu a codificar e criou um site que cataloga milagres ao redor do mundo.
Além disso, na sua idade ele era um apoio para seus colegas de classe que sofriam bullying no colégio e ajudava os sem-teto. Foi sua fé que a ajudou a ter uma experiência diferente de sofrimento ao contrair leucemia, segundo o CEO da Catholic Voices.
A Igreja Católica tem cerca de 10.000 santos reconhecidos, incluindo patronos de várias causas, embora quase não haja crianças entre eles. De acordo com Jay Breeden, presidente da Catholic Faith Technologies, a canonização de Carlo pode ser vista como o Papa Francisco “enviando uma mensagem de que há um lugar para a tecnologia e o crescimento contínuo de nossa fé e o desenvolvimento da próxima geração de católicos”.