Urgente: Cinco mortes por Coronavírus acabam de ser confirmadas na Rocinha; maior favela do Brasil

Notícia alarma moradores das favelas do Rio de Janeiro.

Conforme o último balanço da Secretaria estadual de Saúde, divulgado no final da tarde desta terça feira (07), a Rocinha, uma das comunidades com maior população do Rio de Janeiro, registra já cinco óbitos provocadas pelo novo coronavírus, o Covid-19.

Dos mortos, segundo as informações, quatro são homens e uma mulher, sendo duas pessoas com mais de 60 anos, duas entre 50 e 59, e uma entre 40 e 49.

Ademais, a doença já foi a causa de outras três mortes em Manguinhos, na Zona Norte, também uma das maiores favelas do Rio. Em Manguinhos, os três óbitos são de pessoas entre 50 e 59 anos, dois homens e uma mulher.

PUBLICIDADE

Para garantir a preservação das vítimas e das famílias, as autoridades decidiram não identificar os nomes dos mortos.

O estado do Rio de Janeiro teve 89 mortes registradas, 1.688 casos confirmados e 78 mortes em investigação, ainda de acordo o boletim divulgado pela Secretaria fluminense.

A realidade das favelas é dura, e conforme pesquisa com base em dados do IBGE, em 11% dos domicílios na Rocinha mais de três pessoas dividem o mesmo quarto.

PUBLICIDADE

Além da Rocinha e de Manguinhos, outras favelas no Rio já possuem confirmações de casos de coronavírus. O painel da prefeitura do Rio de Janeiro aponta seis infectados na Rocinha, seis em Manguinhos, dois na Cidade de Deus, um no Complexo do Alemão, um no Vidigal e outros.

A preocupação das autoridades é devido a grande chance de proliferação do vírus nesses locais, causada pela precariedade nas moradias, a falta de saneamento básico e aglomeração de pessoas.

No Twitter, o jornal Voz das Comunidades divulgou uma iniciativa admirável, de arrecadação para obter água, álcool em gel e sabonetes, com doações feitas por meio de transferências, que devem ser feitas prioritariamente por depósito bancário e pic pay.

 

 

PUBLICIDADE

Escrito por Redatora Nh

Escritora desde 2012. Sempre antenada nas redes sociais, por dentro das novidades, estudando e buscando o melhor para transmitir aos nossos leitores.