Jorge Ramos, âncora da emissora estadunidense Univisión, gravou e revelou um vídeo muito perturbador. Nas imagens, um grupo de venezuelanos, visivelmente desesperados, aparece comendo comida encontrada do caminhão do lixo.
O grupo atribui a situação de calamidade ao governo de Maduro. “Fazemos isso todos os dias”, diz um dos homens. “Estamos vivendo 20 anos de pobreza. É preciso tirar Maduro da presidência”, completa o outro.
Ramos e um grupo de 5 jornalistas, membros de sua equipe, foram mantidos detidos pelas autoridades de segurança venezuelanas até serem finalmente deportados. Agora, os 6 já estão de volta aos Estados Unidos. Ramos afirma que foi mantido dentro do Palácio de Miraflores, sede da Presidência.
Sobre esse período de detenção, no entanto, o ministro das Comunicações e Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirma que “no Palácio de Miraflores, passaram centenas de jornalistas que receberam o trato habitual que compartilhamos com quem em realizar o trabalho jornalístico e publicar o resultado desse trabalho”.
Ramos também denuncia que foi obrigado a entregar seu celular e demais aparelhos de trabalho, assim como sua equipe, e que algumas produções foram confiscadas.
Visualizar esta foto no Instagram.
PUBLICIDADE
;
Em 2015, Ramos se envolveu em uma confusão durante entrevista coletiva de Donald Trump. O jornalista foi expulso da coletiva depois de perguntar ao atual presidente se ele planejava deportar 11 milhões de pessoas.