A tensão envolvendo o racismo nos Estados Unidos ganhou muita força neste ano de 2020 por diversos acontecimentos. Tudo começou com a morte de um homem negro chamado George Floyd.
Ele foi assassinado na cidade de Minneapolis no dia 25 de março. Policiais lhe abordaram e já com George incapacitado, um dos policiais se ajoelhou em cima do seu pescoço.
Ele não resistiu e morreu gerando uma onda de protestos nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Recentemente a luta contra o racismo no país americano ganhou mais força com a divulgação de outro caso.
Um vídeo publicado pela família da vítima mostra os policiais de Rochester colocando um capuz na cabeça da vítima. O homem que morreu se chama Daniel e sua família teria chamado as autoridades para ajudar.
Daniel teve um surto e estava correndo sem roupas pela rua. O saco colocado em sua cabeça era para impedir que ficasse cuspindo evitando desta forma uma possível contaminação por coronavírus.
No laudo foi constatado que o rapaz morreu por asfixia mecânica e para a imprensa Joe Prude, irmão de Daniel desabafou. Alegou que confiou nos policiais para ajudarem seu irmão e não o matarem.
Tudo aconteceu em março mesma época em que George Floyd foi assassinado. Porém, as imagens só foram compartilhadas na internet agora. Rapidamente o clima ficou tenso nos Estados Unidos e milhares de pessoas utilizaram as redes sociais para iriem contra o racismo.
Via: g1.globo.com